2 de jul de 2013

Lâminas de Histologia: Osso Trabecular (Crânio)


O osso trabecular é encontrado formando a maior parte da estrutura dos ossos curtos, chatos e irregulares, como os do crânio, da mandíbula, das costelas, do esterno e da pelve. O osso trabecular é também conhecido como osso esponjoso.

O osso trabecular é formado por uma trama irregular de finas colunas ósseas chamadas trabéculas ósseas. Entre as trabéculas existem espaços preenchidos por vasos sanguíneos e pela medula óssea vermelha. A medula óssea vermelha é formada por tecido hematopoiético que forma as células sanguíneas.

O osso trabecular, como qualquer tipo de osso, é envolvido por uma camada de tecido conjuntivo denso não-modelado chamado periósteo. O periósteo é dividido em duas porções. A mais externa possui poucos fibroblastos e é rico em fibras colágenas. É chamada porção fibrosa. E uma interna muito densa em células osteogênicas e osteoblastos. As células osteogênicas se dividem constantemente e se diferenciam em osteoblastos. Os osteoblastos secretam a parte orgânica da matriz óssea, principalmente o colágeno. Os osteoblastos são envolvidos pela matriz e se diferenciam em osteócitos que secretam a parte inorgânica da matriz do tecido ósseo. Os osteócitos são abrigados em uma região da matriz chamada lacuna.


Revestindo internamente o espaço presente entre as trabéculas há o endósteo, uma camada de células osteogênicas e osteoblastos que formam mais matriz óssea. 

Um comentário:

  1. Este resumo é muito bom e bem detalhado, principalmente para iniciantes de períodos.

    ResponderExcluir