26 de jun. de 2013

Lâminas de Histologia: Tecido Conjuntivo Cartilaginoso



O tecido conjuntivo cartilaginoso é encontrado em várias partes do corpo, como por exemplo, na traqueia. É um tecido com função de sustentação, resistente e capaz de sofrer deformações e voltar à forma original, pois apresenta flexibilidade.

As cartilagens são geralmente revestidas por uma camada de tecido conjuntivo denso irregular, chamada pericôndrio. O pericôndrio externamente possui uma camada fibrosa, pobre em fibroblastos e rica em fibras colágenas e uma camada mais interna com muitas células condrogênicas e condroblastos. As células condrogênicas formam os condroblastos. Os condroblastos produzem a matriz cartilaginosa, promovendo um crescimento de fora para dentro, chamado crescimento aposicional. A cartilagem é constituída por células chamadas condrócitos que estão mergulhadas em uma substância fundamental rica em sulfato de condroitina e com fibras proteicas. Os condroblastos conforme secretam a matriz são introduzidos no interior da cartilagem e se diferenciam em condrócitos. Os condrócitos estão inseridos em espaços da matriz chamados lacunas.  Em cartilagens jovens, os condrócitos podem se dividir no interior das lacunas, contribuindo para o crescimento da cartilagem de dentro para fora, chamado crescimento intersticial. Quando dois ou mais condrócitos estão no interior de uma mesma lacuna eles são chamados de condrócitos isógenos.

Há três tipos de cartilagem: a cartilagem hialina, cartilagem elástica e a cartilagem fibrosa.

A cartilagem hialina é envolvida por pericôndrio e possui fibras colágenas do tipo II muito finas envolvidas por sulfato de condroitina, possuindo um aspecto homogêneo. A cartilagem hialina é o tipo mais comum de cartilagem no corpo humano.

A cartilagem elástica é envolvida por um pericôndrio e possui fibras colágenas do tipo II muito finas e fibras elásticas grossas que dão o aspecto mais fibroso desta cartilagem. Este tipo de cartilagem é encontrado, por exemplo, sustentando a orelha.

A cartilagem fibrosa, também chamada de fibrocartilagem não possui pericôndrio e possui uma grande quantidade de espessas fibras colágenas do tipo I. Nesta cartilagem os condrócitos estão dispostos em fileiras. A fibrocartilagem é muito resistente forma os meniscos, os discos intervertebrais, servindo a absorção de impacto e a sínfise púbica.

As cartilagens ao contrário dos demais tecidos conjuntivos são avasculares sendo nutridos pelos vasos sanguíneos presentes no pericôndrio que envolve a cartilagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário