27 de jun. de 2013

Lâmina de histologia: epitélio pseudo-estratificado (traquéia)



A traquéia é um órgão tubular que faz parte do tubo respiratório. Como outras partes do tubo respiratório a traquéia serve a passagem de ar. Enquanto o ar passa pela traquéia, é filtrado, umidificado e aquecido. O epitélio da traquéia é encontrado revestindo o lúmen deste órgão.

O epitélio da traquéia é um epitélio constituído por uma única camada de células cilíndricas muito justapostas. Quando observamos este epitélio ele aparenta ser um epitélio estratificado, pois possuem células de alturas diferentes e devido a disposição não uniforme dos núcleos que podem ocupar as células em diferentes alturas. Este epitélio simples que parece ser estratificado é classificado como um epitélio pseudo-estratificado.
O epitélio pseudo-estratificado da traquéia apresenta três tipos celulares: as células basais, as células ciliadas e as células caliciformes.
  • As células basais são mais baixas que as demais e não atingindo o lúmen. São células com alta capacidade de divisão celular e que se diferenciam nos demais tipos celulares do epitélio.
  • As células ciliadas alcançam o lúmen e possuem cílios na sua superfície apical.
  • As células caliciformes, também chamadas de células mucosas, são células dilatadas na sua porção apical próxima ao lúmen. São responsáveis pela secreção de muco. O muco é responsável pela retenção de partículas que entraram juntamente com o ar, tais como pó, pólen e micro-organismos. O muco é transportado em direção ao sistema digestório pelo movimento dos cílios das células ciliadas.

Este tipo de epitélio é encontrado revestindo várias partes do sistema respiratório. Além da traquéia é verificado nas cavidades nasais, laringe, brônquios e alguns bronquíolos, sendo também chamado de epitélio respiratório.


Como em todos os tecidos epiteliais, o epitélio pseudo-estratificado está conectado a tecido conjuntivo por uma membrana basal e são avasculares.

2 comentários: