19 de jun. de 2013

Lâminas de Histologia: Epitélio Estratificado Pavimentoso Não Queratinizado (esôfago)



Neste vídeo é discutido  o epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado.

Como exemplo deste tecido é apresentado o epitélio do esôfago. O epitélio do esôfago é encontrado revestindo o lúmen deste órgão. O epitélio do esôfago é um epitélio estratificado, pois é constituído por várias camadas celulares, pavimentoso, pois as células mais superficiais são achatadas e não queratinizado, pois não possui uma camada queratinizada na sua superfície. Neste epitélio a camada mais profunda, chamada camada basal, possui células cúbicas com intensa atividade mitótica que formam as demais células deste epitélio. Conforme as células migram em direção a superfície, tornam-se achatadas e podem se soltar para o interior do lúmen do esôfago. O epitélio do esôfago, como todos os tecidos epiteliais, está ligado a um tecido conjuntivo por uma membrana basal. Os tecidos epiteliais são avasculares e são nutridos a partir de nutrientes que se difundem de vasos sanguíneos presentes no tecido conjuntivo adjacente.

2 comentários:

  1. Olá Professor Marco, felicidades para toda sua casa!

    Estamos aqui convidando você para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

    DIVULGUE SEU BLOG no EDUCADORES MULTIPLICADORES e fique em evidência. Compartilhe saberes!

    A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

    Faça parte da família dos Multiplicadores! Permita seu blog ficar mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. Amplie seu público!

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    IRIVAN

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir