9 de set. de 2013

Fungos Bioluminescentes


Alguns fungos  bioluminescentes, emitem uma luz esverdeada. A bioluminescência dos fungos é um processo semelhante ao encontrado em muitos outros seres vivos.

A bioluminescência é a luz produzida por uma reação química dentro de um organismo vivo. Pelo menos dois produtos químicos, além de oxigênio são necessários. O produto químico que produz a luz é genericamente chamado luciferina, e o produto químico que impulsiona ou catalisa a reação é chamado lucerifase. A reação química é muito eficiente, produzindo 98% da sua energia como luz (brilho) e apenas 2% na forma de calor. Um fóton de luz é produzido para cada molécula de luciferina consumida. A luciferase realiza esta reação várias centenas de vezes por segundo até que toda a luciferina seja consumida.

A função fisiológica e ecológica da bioluminescência em fungos ainda não foi bem estabelecida. Tem sido sugerido que na escuridão de florestas tropicais, corpos de frutificação do fungo, o chapeuzinho do fungo, bioluminescentes podem ser uma vantagem, atraindo animais que se alimentem do fungo (incluindo insetos e outros artrópodes), o que poderia ajudar a dispersar seus esporos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário