14 de mar. de 2012

Quais as funções da pele?


 Click na figura para ampliar

A pele que envolve o corpo é o maior órgão que temos, em adultos mede 2 m2 e pesa 5 kg, correspondendo a cerca de 16% do peso corporal.  A pele é constituía por duas partes: a epiderme (mais superficial) e a derme (mais profunda).
Funções da pele
  • Reveste o corpo protegendo contra agressões ambientais como o atrito com o ambiente, calor, frio e desidratação. Estas funções são devidas as células mais abundantes da epiderme, os queratócitos que produzem uma proteína fibrosa muito resistente a queratina e um lipídio impermeabilizante.
  • A pele protege as partes mais internas do corpo da ação nociva dos raios solares. Esta função é devida a presença de células da epiderme, os melanócitos que produzem um pigmento negro, a melanina, capaz de absorver a radiação U.V. .
  • A pele protege o corpo contra a invasão de microorganismos. Várias células estão envolvidas nesta função. Na epiderme, os queratócitos mais superficiais são uma barreira a entrada de microorganismos, são células tão impregnadas com queratina e impermeabilizadas que são mortas. As células de Langherans da epiderme são células de defesa que protegem a pele contra microorganismos. Na derme há macrófagos (células de defesa) que fagocitam bactérias.
  • A pele esta envolvida com a reserva de energia, pois possuem células que armazenam gordura, os adipócitos.
  • A pele possui função secretora, possuindo a uma série de glândulas na derme, como as glândulas sudoríparas e sebáceas. As glândulas sebáceas produzem uma secreção chamada sebo, que protege o cabelo e evita o ressecamento da pele. as glândulas sudoríparas produzem uma secreção rica em água e sais minerais, o suor, liberada em resposta ao aquecimento do corpo auxiliando da regulação da temperatura.  
  • A pele é um órgão sensorial. Na epiderme há as células de Merkel relacionadas com o tato. Na derme células termorreceptoras, receptores de tato, pressão, vibração e de lesão.

A pele é um órgão bastante resistente e elástico, estas propriedades são dadas a pele por células da derme chamadas fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras proteicas de colágeno que dá resistência a pele e elastina que confere elasticidade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário